segunda-feira, 6 de junho de 2011

Mitos e verdades sobre os rins

“Cerveja faz bem aos rins pois é diurético?”
MITO. Qualquer bebida alcoólica é prejudicial aos rins.
Para pacientes com doença renal crônica já instalada, é terminantemente proibido o consumo de bebidas alcoólicas, pelo risco aumentado de intoxicação e desidratação. 
A cerveja só aumenta o volume de diurese, pois, inibe a ação de um importante hormônio do nosso corpo chamado de ADH (hormônio anti diurético) ou Vasopressina. Neste caso, com o hormônio inibido, o corpo aumenta o volume da urina, podendo levar à desidratação e piora da função renal.

“Paciente renal crônico não pode ingerir carambola”
VERDADE. A Carambola (fruta típica de países tropicais), contém uma neurotoxina que é eliminada pelos rins; portanto, pacientes que possuem insuficiência renal (principalmente os que fazem diálise), não conseguem eliminar esta toxina do corpo, que vai se acumulando no cérebro e pode levar a quadros neurológicos graves até o coma.

“Paciente com pedra nos rins não pode tomar leite ou comer queijo”
MITO. Pacientes litiásicos (com cálculos renais) podem ter cálculos de diversos cristais (como ácido úrico, oxalato e principalmente cálcio).
Muitos destes pacientes possuem um “defeito” urinário e acabam por eliminar muito cálcio na urina (hipercalciúricos). Mas este erro metabólico, independe diretamente da alimentação. Inclusive a falta de fornecimento de cálcio ao organismo através dos alimentos pode acarretar em deficiência deste mineral, que está sendo eliminado em grande quantidade na urina, levando o corpo a suprir esta deficiência com a absorção óssea, levando até em alguns casos à osteoporose.

Portanto, pacientes  com cálculos renais, devem procurar um nefrologista para fazer um estudo metabólico urinário, para então receber orientação de uma nutricionista especializada e evitar o desbalanço mineral do corpo.

_____________
Então, vocês tem gostado de nossos posts? Mandem-nos suas dúvidas ou sugestões de assuntos a serem abordados, para kmf_nefrologia@uol.com.br.
E não deixem de marcar sua avaliação com um de nossos profissionais:
(11) 5080-4300 / 5549-2554

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sugestões e caso necessário críticas, para melhor atende-lo.