quarta-feira, 12 de abril de 2023

Nefrocalcinose


Atendendo a solicitação de uma de nossas seguidoras no facebook, falaremos hoje sobre a Nefrocalcinose. 

Aproveitamos para agradecer a todos que nos seguem aqui e nas outras redes sociais, além de nos colocar a disposição, para sanar quaisquer outras dúvidas de vocês em Nefrologia. Continuem mandando-nos sugestões!

Vamos à Nefrocalcinose...

É uma doença caracterizada pelo acúmulo de fosfato ou oxalato de cálcio nos rins e túbulos renais.
Os pacientes que apresentam este distúrbio podem ter ou não antecedentes de litíase renal e comumente tem alterações na excreção de cálcio na urina.
A nefrocalcinose também pode ser secundária a uma outra doença de base como  por exemplo o hiperparatireoidismo primário. Portanto com o diagnóstico da nefrocalcinose deve-se investigar outras causas subjacentes.
O paciente deverá ser acompanhado pelo nefrologista para correto diagnóstico do distúrbio urinário e principalmente acompanhamento da função renal.
         
   O diagnóstico é sugerido por exames de imagem como o Rx simples de abdome, tomografia de abdome e pelve sem contraste ou ultra-som de vias urinarias.
O tratamento baseia-se na compensação da doença de base quando presente, aumento da ingesta hídrica (>2 litros por dia), tratamento do distúrbio metabólico urinário (por exemplo diuréticos tiazidicos para hipercalciúria ou citrato de potássio nos hipocitratúricos).
            A nefrocalcinose é uma doença crônica, que merece acompanhamento para o correto diagnóstico, possível descoberta de doenças secundárias e principalmente vigilância para desenvolvimento de doença renal crônica. 


Autor: Dr Eduardo de Paiva Luciano.
Médico nefrologista pela UNIFESP/EPM; membro associado da SBN; coordenador do Centro Estadual para Tratamento de Doenças Renais do Vale do Paraíba – SP e médico nefrologista do CHEV.

Agende sua consulta com um de nossos profissionais: (11) 5080-4300 ou 5549-2554.

6 comentários:

  1. recebi o diagnostico de nefrocalcinose mas o medico receito apenas vitamina D, tenho tido um cansaço fora do comum nas atividades cotidianas, dores nas pernas, urgência urinaria, teria alguma relação. o hemograma nao acusou anemia que justificasse essa dificuldade até mesmo em pequenos esforços, por exemplo: SE tomo um banho antes de me trocar preciso me sentar.. estou preocupada nem sei qual especialista procurar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselhamos que procure um especialista para uma consulta detalhada.
      É proibida à qualquer equipe médica consultar e/ou prescrever qualquer medicação/conduta via internet.
      Agende uma consulta com um de nossos profissionais para sanar esta e quaisquer outras dúvidas.
      Att Equipe KMF

      Excluir
  2. Qual tipo de dieta adotada para quem tem diagnóstico de nefrocalcinose medular?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde
      Aconselhamos que procure um especialista para uma consulta detalhada. É proibida à qualquer equipe médica consultar e/ou prescrever qualquer medicação/conduta via internet.
      Agende uma consulta com um de nossos profissionais para sanar esta e quaisquer outras dúvidas.
      Att
      Equipe KMF

      Excluir
  3. Meu exame deu aumento da ecogenicidade das piramides renais(nefrocalcinose) oq significa?? E como tratar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para uma consulta detalhada, agende uma consulta com um de nossos profissionais para sanar esta e quaisquer outras dúvidas. É proibida à qualquer equipe médica consultar e/ou prescrever qualquer medicação/conduta via internet. Att Equipe KMF

      Excluir

Deixe sugestões e caso necessário críticas, para melhor atende-lo.