segunda-feira, 27 de junho de 2011

Estudo mostra a importância de exames freqüentes

Uma pesquisa realizada pelos Centros de Nefrologia e Clínica Médica do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos comprova a eficácia da realização de exames para o tratamento de Diabetes Mellitus e hipertensão arterial.
Segundo o Dr. Eduardo de Paiva Luciano, Nefrologista do CHEV e coordenador do estudo, essas doenças lesam diversos órgãos-alvo como rins, coração e artérias. As duas patologias sobrepostas levam a um estado de inflamação crônica, com aumento do índice de mortalidade na população.
O médico lembra que alguns exames laboratoriais são essenciais para o diagnóstico precoce e acompanhamento das lesões em órgãos-alvo, como ecocardiograma, MAPA, microalbuminúria, provas inflamatórias, glicemia, entre outros.
Durante 17 meses, a equipe monitorou 40 pessoas, com idades entre 18 e 60 anos, selecionadas entre os pacientes do ambulatório de Endocrinologia, Nefrologia, Clínica Médica do HPEV, e que apresentavam Diabetes Mellitus e/ou hipertensão, além de pacientes sem histórico desses problemas. Eles foram classificados em quatro grupos: diabéticos tipo 2 com hipertensão arterial associada (A), diabéticos tipo 2 (B), hipertensos (C) e paciente sem patologia (D), submetidos aos exames descritos acima.
Segundo o Dr. Eduardo, foram acompanhados todos os exames realizados pelos pacientes, com destaque para: ecocardiograma, MAPA, exames de sangue, urina, depuração de creatinina, peptídeo C e outros. Os resultados obtidos comprovaram a eficácia dos tratamentos aliados à realização constante dos exames citados.
Segundo o Dr. Eduardo, análises freqüentes podem diagnosticar possíveis mudanças no quadro evolutivo da patologia e dessa forma o profissional pode adequar a terapia de acordo com os resultados. “Com o diagnóstico precoce das lesões em órgãos-alvo conseguimos personalizar o tratamento , diminuindo complicações futuras, para que o resultado seja o melhor possível”, explica o médico.
O coordenador do estudo diz ainda que a pesquisa serve de recomendação para a realização desses exames como rotina ambulatorial. “Embora sejam prática no CHEV, muitos profissionais e instituições acabam não cumprindo essa seqüência de testes, o que pode dificultar o tratamento eficiente do Diabetes”, conclui.
Marque sua avaliação com um de nossos profissionais: (11) 5080-4300 / (11) 5549-2554

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sugestões e caso necessário críticas, para melhor atende-lo.