segunda-feira, 2 de outubro de 2023

O que é função renal?

A equipe médica pode dizer como os rins trabalham referindo-se à função renal.
Quando a pessoa tem dois rins saudáveis, ela tem 100% da função renal. Isso é mais do que o realmente é necessário. Pessoas que nasceram com apenas um rim são capazes de levar vida normal e saudável. Muitas pessoas doam um rim para transplante em amigo ou familiar.

Declínios pequenos na função renal geralmente não causam problemas, porém muitas pessoas com diminuição na função renal têm uma doença nos rins que pode piorar.
A pessoa terá sérios problemas de saúde caso tenha menos de 25% da função renal. Neste caso, diz-se que a pessoa está com insuficiência renal. Caso a função renal caia abaixo de 10-15%, a pessoa não consegue viver sem diálise ou transplante de rim.

Causas da Insuficiência Renal
As causas mais comuns de insuficiência renal são diabetes e pressão alta. Caso a família tenha histórico de problemas nos rins, a pessoa pode apresentar risco para doenças renais.

Nefropatia diabética e Insuficiência Renal
A diabetes é uma doença que impede que o corpo use glicose como deveria. Se a glicose permanecer no sangue ao invés de ser quebrada, ela pode atuar como um veneno. Dano aos rins decorrentes de glicose não usada é chamado nefropatia diabética. A pessoa pode prevenir a nefropatia diabética mantendo os níveis de glicose nos sangue baixos.

Pressão alta e Insuficiência Renal
Pressão alta pode danificar pequenos vasos sanguíneos nos rins. Esses vasos danificados não podem filtrar o sangue como deveriam. É recomendado ao pessoas com diabetes ou função renal reduzida manter a pressão sanguínea entre 130/80 mm Hg.

Doenças glomerulares e Insuficiência Renal
Vários tipos diferentes de doenças renais são agrupadas nessa categoria, incluindo doenças auto-imunes, infecciosas e escleróticas. As doenças glomerulares atacam pequenos vasos sanguíneos dentro dos rins e podem lentamente destruir a função renal. Doenças renais congênitas e herdadas.


Algumas doenças renais resultam de fatores hereditários.
Doença do rim policístico, por exemplo, é uma desordem genética na qual muitos cistos crescem nos rins. Esses cistos podem lentamente substituir muito da massa do rim, reduzindo sua função e ocasionando insuficiência renal. Alguns problemas renais podem aparecer quando a bebê ainda está se desenvolvendo no útero. Os sinais de doença renal em crianças podem variar. A criança pode crescer com lentidão anormal ou vomitar freqüentemente.

Algumas doenças renais podem permanecer silenciosas por meses, anos ou até ser detectadas somente quando adultos, porém com o avanço da tecnologia de diagnóstico os médicos estão capazes de fazer a detecção cada vez mais cedo.



Marque sua avaliação com um de nossos profissionais:

(11) 5080-4300 ou 5549-2554

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sugestões e caso necessário críticas, para melhor atende-lo.