terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Como prevenir a infecção urinária



A infecção do trato urinário (ITU) atinge milhares de pessoas todos os anos e atualmente é um problema de saúde pública por ter alta prevalência na população jovem e economicamente ativa. Apesar da grande maioria ter sintomas “leves” caracterizando uma cistite (infecção do trato urinário baixo) em alguns casos esta infecção pode se tornar mais grave e atingir os rins causando a pielonefrite (infecção do trato urinário alto) com sintomas mais importantes podendo levar até a septicemia.

Portanto apesar de ser considerada uma infecção “leve” o não tratamento pode levar a consequências mais sérias e sequelas importantes. Por isso o esforço constante das autoridades médicas para a prevenção desta patologia.

A seguir apresentamos as principais medidas profiláticas:

- Ingestão de grande quantidade de líquidos durante o dia, principalmente de água;

- Não reter a urina; quando se tem a “vontade” de ir ao banheiro significa que a bexiga está repleta e que a urina está concentrada, portanto alguns minutos a mais podem significar o tempo exato para a bactéria que já coloniza o trato urinário se multiplicar neste meio favorável e causar a ITU;

- Troca de roupas intimas com frequência principalmente no calor;


- Higiene genital imediatamente após a relação sexual; esta medida é especialmente eficaz para as pacientes que tem infecção de repetição;

- Suco de Cranberry® (apesar de ainda não haver comprovação científica), pode ter efeito protetor contra infecção e somado ao aumento da ingesta hídrica, pode ter efeito benéfico em alguns casos.

Ou seja , a profilaxia da ITU passa por medidas simples e eficazes que envolvem mudanças nos hábitos de vida!

Caso você tenha sintomas de ITU como ardor ao urinar , dor abdominal baixa (baixo ventre), aumento na frequência urinária com saída de pequena quantidade de urina ou mesmo febre sem causa aparente procure um nefrologista para o tratamento e principalmente a profilaxia para novos episódios.

_______________________________________________________________
Marque sua avaliação com um de nossos profissionais pelos números:
(11) 5080-4300 ou (11) 5549-2554


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sugestões e caso necessário críticas, para melhor atende-lo.