Nesta data além de lembrar que atualmente existem aproximadamente 90.000 paciente em terapia dialítica no Brasil também iremos ressaltar a importância do diagnóstico precoce da doença.
A doença renal crônica é, muitas vezes, assintomática e por este motivo torna-se essencial a investigação de rotina para detecção precoce da doença.
Recomendamos que todo paciente portador de Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, idosos acima de 65 anos e quem tenha antecedentes familiares de doença renais, realizem exames de rotina no sangue (creatinina sérica) e na urina (sedimento urinário simples).
Desta maneira, qualquer alteração, mesmo em fases precoces podem ser tratadas, a fim de preservar a função renal e evitar a evolução da doença para fases mais avançadas.
Se você se encaixa em alguma das características citadas acima, procure um Nefrologista para realizar um check-up preventivo renal.
Aproveite o dia mundial do rim para lembrar que ele é um órgão vital e que é responsável pelo metabolismo e filtragem das impurezas de nosso corpo."
Texto elaborado pelo Dr. Eduardo de Paiva Luciano (especialista em Nefrologia pela UNIFESP; titulado em Nefrologia pela SBN; Nefrologista do CHEV e coordenador da Nefrologia do Hospital Regional do Vale do Paraíba - SP)
___________________________________________________________________________
Marque sua avaliação com um Nefrologista de nossa equipe:(11) 5080-4300 ou (11) 5549-2554