terça-feira, 18 de outubro de 2011

Cistos Renais

O Dr. Eduardo de Paiva Luciano é médico nefrologista pela EPM - UNIFESP e atua na equipe de nefrologia do Hospital Prof Edmundo Vasconcelos e falou-nos um pouco sobre Cistos Renais... vejam que interessante!

"...Ter um cisto renal não é sinal de desespero! Isto porque os cistos renais podem ser simples e estão presentes em grande parcela da população, com o “envelhecimento” renal é comum o aparecimento de pequenos cistos renais.
Porém, devemos estar atentos porque nem todo cisto é simples; alguns deles são chamados de complexos e devem receber atenção especial do médico para a correta exclusão que não seja um cisto “maligno”. Neste caso, o melhor exame a ser feito é uma Tomografia computadorizada da região abdominal e pélvica, que consegue classificar este cisto de maneira adequada e nortear o tratamento ou acompanhamento médico.
Em alguns casos, vemos uma enorme quantidade de cistos renais em um só paciente; o que acaba comprometendo sua função renal, podendo levar à necessidade da realização de diálise. Nestes casos estamos diante de uma doença renal policística e se caracteriza pelo aparecimento de grandes e numerosos cistos bilateralmente nos rins. Esta doença costuma acometer várias gerações da mesma família e devem ter acompanhamento especializado por ter alto potencial para evoluir com perda progressiva da função renal."
_________________________________________________________
Não deixem de agendar uma avaliação com um de nossos profissionais:
(11) 5080-4300 ou (11) 5549-2554

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O que é gota?

é uma doença reumatológica que acomete as articulações.
Caracteriza-se por uma inflamação muito intensa das articulações, ocasionando muita dor.
O fator desencadeante principal das crises de gota é a taxa elevada de ácido úrico no sangue (acima de 7,0 mg/dL). Essa substância se acumula nas juntas sob forma de cristais, desencadeando uma reação inflamatória de intensa dor.

A gota é mais freqüente em homens (cerca de 95% dos casos), atingindo mulheres após a menopausa.
A elevação do ácido úrico no sangue pode se dar por conta de defeitos genéticos que levam a um aumento em sua produção. Outro motivo que o mantém elevado no sangue é a incapacidade dos rins em excretar a substância. Outros fatores como dieta rica em carnes e frutos do mar, ingestão abusiva de álcool e o consumo de alguns medicamentos, podem elevar os níveis de ácido úrico e desencadear a artrite gotosa.
Quando não tratada, a gota pode se complicar causando cálculos renais e deposições de cristais de ureato de cálcio sob a pele.

O tratamento pode ser curativo para as crises de gota, com medicamentos como antiinflamatórios e colchicina, ou preventivo, com o uso de alopurinol. Algumas plantas medicinais, como cerejas, bétula, café e folhas de urtiga podem ajudar no tratamento.
Para o paciente que já sofre de gota ou tenha propensão a desenvolver a doença, algumas dicas podem ajudar a prevenir, como reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas, maneirar no consumo de carnes, ingerir bastante líquido e controlar o peso.

___________________________________________
Marque sua avaliação com um de nossos nefrologistas:
(11) 5080-4300 ou (11) 5549-2554