"A Diabetes Mellitus (DM) é uma doença que pode levar progressivamente à Insuficiência Renal Crônica, sendo atualmente, uma das principais causas de perda de função renal no mundo.
Nela ocorre uma dificuldade do organismo para metabolizar adequadamente a glicose, o que acarreta em progressivo acúmulo de substâncias nos glomérulos renais, com expansão do mesangio e evolução final para glomeruloesclerose.
Este processo não ocorre em todos os pacientes diabéticos, mas o controle adequado da glicemia e da pressão arterial tem importante papel na definição dos pacientes que evoluem para a nefropatia.
Ou seja, um bom controle metabólico com dieta e medicações associado ao controle da pressão arterial, diminuem a chance de evolução para perda progressiva de função dos rins.
É de fundamental importância o diagnóstico precoce da Nefropatia Diabética, porque somente nos estágios iniciais da doença podemos intervir de maneira eficaz para reverter o processo de perda de função renal com medicações especificas e dieta adequada.
Portanto, todo paciente diabético (tipo 1 ou tipo2 ) deve fazer uma avaliação dos rins no mínimo uma vez ao ano.
[Texto orientado pelo Dr. Eduardo de Paiva Luciano (médico nefrologista pela EPM - UNIFESP que atua na equipe de nefrologia do Hospital Prof Edmundo Vasconcelos]