terça-feira, 26 de julho de 2011

CUIDADO: Algumas medicações podem prejudicar seus rins!

Esta é uma pergunta freqüente nos consultórios médicos: Os remédios que tomamos para algumas doenças podem prejudicar os rins?
A resposta é: SIM

É claro que depende da medicação, do paciente, da dosagem utilizada e por quanto tempo o paciente utiliza esta medicação, mas gostaria de fazer um alerta em relação ao uso indiscriminado de antiinflamatório não esteróide (AINE), por exemplo, Diclofenaco de sódio, Nimesulida, Ibuprofeno, Cetoprofeno e muitos outros que existem nas farmácias.

Estas medicações tem ação importante na dor e são prescritos de forma indiscriminada em muitos consultórios médicos, prontos-socorros e até mesmo devido automedicação.
Os AINE podem prejudicar os rins, pois inibem a síntese de prostaglandina que é um importante hormônio de regulação da vasodilatação renal.
Em resumo estas drogas podem causar uma diminuição importante de fluxo de sangue para o rim e causar danos temporários e até mesmo permanentes!
Estes efeitos deletérios são mais encontrados em pacientes com risco para doença renal como, por exemplo, os diabéticos, hipertensos e renais crônicos (ler matéria anterior).
Portanto, estes pacientes devem ter cuidado redobrado antes de ingerir qualquer tipo de antiinflamatário.

Se você tem dúvida se a medicação que está utilizando de forma crônica está prejudicando seus rins, marque um “check-up” renal com nossos especialistas:

(11) 5080-4300 ou (11) 5549-2554

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Obesidade x Doença Renal Crônica

A prevalência de obesidade (índice de massa corporal acima de 30 kg/m2) e, por conseguinte, da síndrome metabólica tem aumentado em proporções alarmantes nas duas últimas décadas!
Em recente publicação do IBGE, cerca de 10 milhões de brasileiros foram considerados obesos. Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde aponta que os brasileiros estão cada vez mais gordos.
Entre as mulheres, o índice de sobrepeso passou de 38,5% para 44,3% entre 2006 e 2010 e entre os homens, de 47,2% para 52,1%.
A obesidade associa-se a uma série de complicações clínicas como diabetes, hipertensão e dislipidemia, sendo causa indireta de DRC.
Vários autores vem demonstrando também uma associação direta, com maior incidência de glomeruloesclerose em individuos obesos.
Um dos pilares da prevenção são hábitos de vida saudáveis, incluindo alimentação saudável, cujas diretrizes são estabelecidas pela Política Nacional de Alimentação e Nutrição e prática de atividade física regularmente.


Marque sua avaliação com um de nossos Nefrologistas pelos números:
(11) 5080-4300 ou (11) 5549-2554